terça-feira, 18 de setembro de 2012

JABES E CACÁ ASSINAM PACTO PELA JUVENTUDE

Os candidatos preferidos dos ilheenses, Jabes Ribeiro (PP) e Cacá (PMDB), assinaram no domingo, 16, o Pacto pela Juventude, uma iniciativa do Conselho Nacional da Juventude, Conjuve, que incita candidatos a prefeitos e vereadores a se comprometerem em estabelecer políticas públicas nos programas de governo ou durante as plataformas eleitorais. Eles foram os convidados especiais da reunião promovida pelo Comitê da Juventude 11 que coordena a participação juvenil nas eleições 2012, realizada na Rua 19 de Março.

Jabes demonstrou satisfação com a assinatura do pacto e se considerou um coordenador das transformações que Ilhéus necessita, compromissado com o desenvolvimento e participação dos jovens na gestão municipal. As ações desenvolvidas pelo comitê englobam grupo de discussões, rodadas de conversas, visitas a escolas e universidades para o esclarecimento político, mostrando amor a Ilhéus e compromisso com uma sociedade mais justa.

A reunião simbolizou a força democrática dos jovens ilheenses que acreditam na mudança. Entre apresentações de dança e capoeira, eles ouviram e discutiram temas relevantes para a consolidação de um governo mais equilibrado e democrático. O evento contou com a palestra de Morgana Krieger, do Instituto Nossa Ilhéus, do secretário da Juventude da Força Sindical Bahia, Emerson Gomes e do vereador Alcides Kruschewsky (PSB).

Morgana Krieger apresentou os indicadores sociais relacionados à juventude. Dentre os mais alarmantes está a gestação precoce, representando 25% das adolescentes menores de 20 anos que tem ou estão à espera de um filho e 20% das adolescentes que já praticaram um aborto. Em Ilhéus o que mais preocupa é a taxa de desemprego juvenil. Os jovens ilheenses ainda apresentam os salários mais baixos entre as regiões analisadas.

Emerson Gomes destacou a necessidade de desenvolver políticas públicas para a juventude e reforçou a importância de eleger governantes comprometidos com sua inclusão na política e no mercado formal de trabalho, com igualdade de oportunidade e direitos.

Jabes analisou os indicadores, enfatizando a necessidade da criação de políticas públicas direcionadas à juventude que englobem a prática esportiva, inserção e capacitação para o mercado de trabalho e a disseminação e valorização cultural. O candidato ressaltou a importância de construir um governo democrático com espaço para a participação juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário