A experiência política e competência administrativa de Jabes Ribeiro
(PP) se destacaram no encontro dos candidatos a prefeito de Ilhéus
promovido pela Faculdade de Ilhéus na noite de quarta-feira,12.
Ainstituição de ensino superior proporcionou uma ótima oportunidade para
os ilheenses conhecerem as propostas de governo de cada um, numa rodada
de perguntas elaboradas por alunos e professores sobre Saúde, Educação,
Meio Ambiente e Transporte, Segurança e Cultura.
Enfatizando a falência completa dos serviços públicos nos últimos
dois anos e o caos administrativo instalado no Palácio Paranaguá, Jabes
apontou a modernização da máquina pública como premissa absoluta do
próximo governante da cidade. “A gestão municipal está na UTI, o lixo se
espalha pela cidade, a iluminação é precária, as estradas vicinais
estão destruídas, escolas e unidades de saúde sucateadas, salários dos
servidores defasados e atrasados, será preciso efetivar um choque de
gestão nos primeiros dias de governo, com transparência e adequação ao
orçamento municipal”.
Em seguida, Jabes respondeu enfaticamente e com conhecimento de causa
às perguntas da comunidade acadêmica, obedecendo ao sorteio conduzido
pelo cerimonial do evento. A primeira que lhe coube questionou como o
prefeito eleito pretende solucionar a falta de saneamento básico,
contribuindo assim para melhorar a qualidade da saúde pública. Para ele,
esta é uma tarefa prioritária, tanto que já realiza articulações
políticas nos governos estadual e federal, garantindo os recursos para o
saneamento da bacia do Pontal, das partes altas que não foram incluídas
na primeira etapa do Projeto Viva o Morro, bairros, vilas, distritos e
povoados.
O sucateamento das escolas públicas municipais foi o tema dirigido a
Jabes na área da educação. Ele lamentou a desarticulação do Programa
Escola Campeã do Instituto Ayrton Senna, uma conquista do seu governo
que elevou a qualidade da educação pública e valorizou os professores,
mas foi ignorado pelos prefeitos que lhe sucederam. Também protestou
contra a atual situação das escolas municipais, sobretudo no interior,
onde encontrou alunos sem aulas há dois anos pela falta de manutenção da
escola. “Vamos transformar a escola ilheense novamente em campeã de
qualidade”, assegurou.
Sobre o tema transporte e meio ambiente, Jabes foi incumbido de
apontar o que fazer para combater a sujeira das praias, ruas e praças de
Ilhéus. A educação ambiental, para o candidato, é o farol desta
questão, agregado ao trabalho de coleta de lixo que não vem sendo
realizado pela atual administração. “A Maramata dava uma contribuição
valiosa nesse sentido, mas foi desarticulada pelas pessoas que não amam
Ilhéus”.
Questionado sobre suas propostas para enfrentar os alarmantes índices
de violência de Ilhéus, Jabes apontou os programas de policiamento
comunitário como solução para o enfrentamento desta questão. “Não se faz
segurança apenas com polícia na rua, é importante colocar a sociedade
civil dentro deste contexto, e eu fiz isso. O Conselho Comunitário de
Segurança envolvia toda a comunidade, assim como a Prefeitura Cidadã,
que na próxima gestão incluirá os conselhos de segurança dos bairros e
as UPPs – Unidades de Polícia Pacificadora”.
A cultura, último tema das rodadas de perguntas, mostrou a
superioridade de Jabes sobre seus concorrentes, especialmente a
candidata do prefeito Newton Lima, que como vereadora acompanhou omissa à
desativação de importantes equipamentos, como a Biblioteca e Arquivo
Público Municipal, Centro Cultural de Olivença e Memorial da Cultura
Negra, por fazer parte da base aliada do atual prefeito. “Vamos
reconstruir tudo o que foi desativado pela irresponsabilidade e descaso
dos que governam a cidade, resgatar as festas populares, estimular a
criação artística, reativar a Semana de Cultura Jorge Amado,
reestruturar a Fundação Cultural”, adianta, sinalizando que “já fez, e
vai fazer muito mais”.
Jabes encerrou a participação no encontro deixando uma proposta para a
Faculdade de Ilhéus, similar a que fizera dias antes à Universidade
Estadual de Santa Cruz (Uesc). “Convido esta instituição a desenvolver
um plano piloto em um bairro do seu entorno, envolvendo professores e
estudantes em programas de saúde, educação, cultura, direito,
engenharia, enfim, nas diferentes áreas do conhecimento, contribuindo
para as soluções que sirvam de modelo em outras áreas da cidade”.
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